É um jogo de arcade criado pela Sega em 1986. Ele foi mais tarde “portado” para uma grande variedade de consoles, incluindo o Sega Master System. O jogador controla uma nave espacial chamada OPA-OPA (também visto no anime Zillion), cheio de configurações atípico da tradicional “scrolling shooter” e cores fofinhas, um verdadeiro “Cute ‘up”. 😉
Console /Lançamento:
- Arcade, 1986
- Sega Master System, 1986
- MSX, 1986
- Nintendo Famicom, 1987
- NEC PC Engine, 1988
- Nintendo Entertainment System, 1989
- Sharp X68000, 1989
- Sega Saturn (part of Sega Ages), 1997
- Mobile phone, 2002
- PlayStation 2 (part of Sega Classics Collection), 2003
- Wii Virtual Console (re-release of the Master System version), 2008
- PlayStation 2 (Sega Classics Collection nº 33), 2008
Sequências:
- Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa
- Fantasy Zone: The Maze
- Fantasy Zone Gear
- Super Fantasy Zone
- Space Fantasy Zone
Fonte: Sega
CURIOSIDADE:
Space Fantasy Zone
Mais um jogo que nunca saiu, mas estava PRONTO !!!
Algumas histórias ocorridas durante a criação de determinados jogos são tão peculiares, tão incríveis, que se tornam mais marcantes na cabeça dos fãs dos que os próprios jogos. Space Fantasy Zone é um claro exemplo do que foi dito acima. Para começar, a idéia do jogo em si é, no mínimo, muito curiosa: um shooter com o personagem principal de Fantasy Zone (grande sucesso da SEGA) em um ambiente 3D, como o de Space Harrier (Sega, novamente). Por isto o nome “Space Fantasy Zone”, uma mistura dos nomes dos jogos acima.
NEC Avenue botou a mão na massa e, por volta de 1991, estava com o jogo no forno, pronto para ser lançado…quando a SEGA entra em cena! Por não haver sido consultada a respeito do uso da imagem de seu personagem, a SEGA impede na justiça o lançamento de Space Fantasy Zone, jogando por terra todo o trabalho feito pela NEC Avenue. Para tristeza geral, Space Fantasy Zone nunca foi lançado comercialmente.
Bom, e como este jogo apareceu para o grande público? Além de algumas cópias que provavelmente ficaram com a própria NEC, o jogo veio como brinde em uma revista japonesa sobre o PC-ENGINE, há alguns anos. Hoje em dia, procurando com calma na internet, não é difícil encontrar sites com os arquivos de Space Fantasy Zone (ISO+MP3 ou BIN+CUE) para montar seu próprio CDR em casa.
O jogo!!
Space Fantasy Zone é um jogo bem legal, com uma animação bastante fluida, uma trilha sonora bem bacana e uma jogabilidade excelente. Percebe-se que faltam algumas coisas (apresentação sem trilha sonora, ausência de “demos”), mas o jogo em si está completo e, em minha humilde opinião, é mais atraente que a versão em Hu-Card de Space Harrier. Tudo bem, algumas pessoas simplesmente abominam a atmosfera “feliz” de Fantasy Zone (o original da SEGA) mas, no caso de Space Fantasy Zone, esta “alegria” caiu como uma luva!
Space Fantasy Zone não é um jogo excepcional, mas é suficientemente interessante para prender a atenção do jogador. E, cá entre nós, mesmo que o jogo fosse horroroso, valeria a pena tê-lo, nem que fosse apenas para contar a “impressionante história de sua criação” para filhos e netos!
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=Xn7LGlchtKA]
Fonte: GameHall
Comentários