O brasileiro Alex Kipman revolucionou não só o mundo dos videogames, mas o conceito da interação com a tecnologia por meio do Kinect, um sistema de reconhecimento de movimento com o qual tenta “inventar o futuro”.
Depois da sensação causada pelo Kinect no mercado com apenas um ano de vida, a tarefa de Kipman, diretor de incubação do Xbox, o console da Microsoft, não é nada fácil. Primeiro, superar a si mesmo; depois, criar algo que continue o caminho iniciado.
“Meu trabalho é inventar o futuro”, disse em entrevista à Efe no quartel-general da Microsoft em Seattle, na qual fez um balanço sobre o primeiro aniversário de um dispositivo cujo uso se estendeu a novas aplicações que afetam a “vida real”, inclusive a medicina.
Apaixonado por seu trabalho, esse engenheiro de 32 anos, que foi recrutado pela Microsoft logo após terminar seus estudos de engenharia de software, afirma: “Agora eu sou minha própria concorrência. O que precisamos fazer tem que ser dez vezes melhor que o Kinect”.
Graças a seu sofisticado software, que consta de um sensor de profundidade, microfones e uma câmara que acompanha o movimento do corpo em espaço tridimensional, o Kinect é capaz de escanear o jogador para que atue de forma interativa com seu avatar na tela do televisor.
A visão por trás do Kinect, que ele define como “uma viagem que acaba de começar”, é adaptar as tecnologias para “poder interagir com as máquinas de uma forma muito mais natural, como funciona no mundo real”.
“As tecnologias estão cada vez mais presentes, temos mais dispositivos e aparelhos nas mãos, tornando nossa vida mais complicada. Nossa visão é ir contra isso”, afirma, antes de explicar que em seu laboratório foi capaz de criar “pela primeira vez, experiências que nos entendem, e não [experiências] que nós temos que entender”.
Fonte e mais: Folha
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