PS3 ultrapassa Xbox 360

De acordo com um novo relatório da empresa Strategy Analytics, a nível global a base instalada de consoles PlayStation 3 ultrapassam os do Xbox 360 por uma diferença de 500 mil unidades.

Enquanto que o Wii mantém a coroa de console doméstico mais vendido nesta geração com 75.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, até ao final de 2010, o PS3 conseguiu chegar a uma base instalada de 43.4 milhões comparada com o do Xbox 360 que está nos 42.9 milhões.

A empresa alega que a falta de apoio ao Xbox 360 na Europa e Ásia “atuam como um obstáculo no seu desempenho global,” apesar do aumento de vendas sentido pelo lançamento do Kinect no final do ano passado.

“Apesar do Kinect ter dado um impulso à estratégia da Microsoft para com o Xbox 360, o desempenho do console fora dos Estados Unidos continua a desapontar,” disse o autor do relatório, Jia Wu.

“A procura global pelo PlayStation 3 superou a do Xbox 360 em cada um dos dois últimos anos, e nós esperamos que assim continue nos próximos anos.”

O analista acredita que a Microsoft deva focar-se mais no Kinect e que “continue a inovar em torno da sua tecnologia de sensor de movimentos,” à medida que se vai tornando “cada vez mais relevante numa era de casa inteligente.”

O relatório prevê também que as vendas globais do Xbox 360 irão crescer 13.7 milhões até ao final de 2011, enquanto que as do PS3 irão crescer 15.7 milhões de unidades. As vendas do Wii deverão continuar a diminuir.

Wu disse que a Nintendo poderá combater este declínio de vendas “lançando um sucessoro do Wii nos próximos 12 meses.”

A Gamestop e o IDG emitiram um relatório que afirma que na Europa o PS3 tinha uma vantagem de um milhão de unidades em relação ao Xbox 360, com o console da Sony a conseguir 14.7 milhões de unidades contra os 13.7 milhões do Xbox 360.

Mais tarde a Gamestop anunciou os dados relativos ao mercado norte-americano, onde o console da Microsoft, com 25.4 milhões de consoles vendidos, leva uma vantagem de dez milhões em relação ao console da Sony.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.