Yoshio Sakamoto, o pai da série Metroid, e Yosuke Hayashi, líder do Team Ninja, estiveram conversando com o site 1UP e revelaram alguns novos detalhes sobre o aguardado Metroid: Other M.
Segundo Hayashi, o desejo de Sakamoto era criar um jogo de ação em 3D que podia ser jogado apenas com o Wii Remote. O conceito foi “a mais recente jogabilidade com os mais simples dos controles.”
“Tínhamos decidido quantos botões seriam usados desde as fases de planejamento e penso que o Team Ninja passou por muita tentativa e erro com os controles, acertando-os sem aumentar o número de botões,” disse Sakamoto.
Sakamoto disse também que muito não poderia ser feito sem a perspectiva na primeira pessoa usada em Metroid Prime. Daí a presença da perspectiva de procura que nos permite examinar o ambiente de uma perspectiva na primeira pessoa e disparar mísseis.
“Queríamos ter muito do aspecto da procura por é por isso que Metroid é conhecido – os jogos Metroid tem estruturas de mapa únicas e muitos corredores escondidos, e estava preocupado que o Team Ninja tivesse problemas em agarrar o conceito inicialmente, mas o conhecimento envolvido passou alto e a bom som e estou impressionado com os resultados.”
Hayashi concorda e diz que Metroid é sobre isso mesmo e que aqui existem tantos itens para descobrir quanto em qualquer outro jogo da série. Segundo ele, numa partida normal apenas vamos encontrar cerca de 30% dos itens e o desafio de os descobrir vai ser divertido.
Sobre o envolvimento no qual querem mergulhar o jogador, Hayashi disse que fizeram tudo para que houvessem o menos possível de telas de carregamento. Querem que o jogador mergulhe na história e não se sinta cortado dela. “Digo mesmo que o jogo é um processo sem interrupções aqui, o que penso que o torna numa experiência muito aditiva e confortável,” disse Hayashi.
O jogo vai ainda apresentar um “Theater Mode” no qual podemos ver todas as sequências “animadas” como se fossem um único filme. A história foi um foco tão importante quanto o aspecto de ação do jogo mas como é difícil comunicar toda uma história apenas numa partida, decidiram criar este modo pois nem todos vão poder jogar o jogo duas vezes para obter todas as sequências.
Entre as sequências o jogador vai ver partes de jogabilidade feitas pela própria equipe de desenvolvimento e vão servir não só como parte do filme mas também como uma espécie de dica sobre como enfrentar os inimigos.
Para finalizar, Hayashi diz que o seu desejo foi criar um jogo de ação para apelar a todos e em especial aos que se afastaram do género.
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