Essa materia saiu em um blog maneiro e resolvi postar aqui:
Os 10 Maiores Vilões das HQs
10º Lugar: Duende Verde – Norman Osborn (Marvel)
Peter Parker sempre imaginou como seria sua vida se seu primeiro amor, Gwen Stacy, não fosse assassinada pelo pai de seu melhor amigo. Só o fato de ver o Homem-Aranha segurando o corpo sem vida da loira próximo à ponte do Brooklin já seria o suficiente para odiar esse tal de Duende pelo resto da minha vida. Como se não bastasse, agora inventaram que o vilão ainda seduziu e engravidou a doce Gwen. Esse figura na lista e não sai por nada.
9º Lugar: Rãs Al-Ghul (DC)
Senhor da Liga das Sombras, pai do grande amor de seu maior inimigo e detentor dos segredos do Poço de Lazarus.
Esse aparentemente imortal oponente por várias vezes humilhou Batman, o ícone de maior capacidade do universo DC.
Convenhamos: alguém que consegue vencer Bruce Wayne em inteligência merece algum crédito!
8º Lugar: Mercenário (Marvel)
Esse filho da mãe seguiu a linha de Norman Osborn: humilhou e matou Elektra, a amada de seu maior inimigo. A cena em que o Mercenário perfura o tórax da ninja assassina foi uma das cenas mais marcantes das histórias dos quadrinhos, tanto que o próprio Frank Miller declarou que em toda sua carreira posterior, tudo o que realizou foi outra tentativa de recriar a morte de Elektra. A ilustração não passa de uma metáfora visual: não se iludam, aquilo foi um estupro (e que explorei MUITO na minha monografia!). Por tudo isso, o Mercenário já figurava na minha lista de maiores vilões, e ganhou o posto de Rhãs Al-Gul por um motivo: matou também Karen Paige, outra amada de Matt Murdock.
7º Lugar: Fênix Negra (Marvel)
O lado maligno de Jean Grey foi responsável pela maior tragédia na vida dos X-Men. Não bastasse sua grande companheira se transformar na maior das vilãs, Jean ainda destruiu todo um sistema solar apenas para saciar sua fome crescente de poder.
A morte dela, conforme já disse em um post anterior, foi “o” momento marcante dos quadrinhos para mim, e ela só ocupa a sétima colocação por ter aparecido pouco nas histórias.
6º Lugar: Ozymandias (DC)
Se você morou em uma caverna nas últimas duas décadas e sequer assistiu ao filme Watchmen, saibam que esse é a versão maligna do Batman: um intelecto superior, uma capacidade de combate extraordinária e uma determinação motivada pela filosofia de Alexandre, o Grande.
É até difícil definir esse sentimento, mas já começava a torcer para ele no decorrer da história. É um dos pouquíssimos casos em que o vilão vence no final.
5º Lugar: Coringa (DC)
Esse é um vilão que deu certo, mas que alguns roteiristas adoram menosprezá-lo, e vocês entenderão o porquê logo a seguir: ele deixou a Batgirl em uma cadeira de rodas após barbarizá-la (juro que não foi trocadilho com o nome da filha do Comissário Gordon!), matou um Robin (que foi erradamente ressuscitado, e por isso acho que sacaneiam o vilão) e uma Mulher-Maravilha (que também foi ressuscitada). Se não fossem as pisadas na bola posteriores aos eventos, Estaria em 3º lugar, com certeza.
4º Lugar: Thanos (Marvel)
Esse é um vilão que eu adoro odiar! O miserável conseguiu enganar a Morte (literalmente!) para adquirir as Jóias do Infinito e controlar nada mais nada menos que o Poder, o Tempo, o Espaço, a Mente, a Alma e a Realidade. De posse de tamanho poder, até mesmo a Senhora Morte ficou enciumada por se sentir diminuída. Para provar seu amor, cumpriu uma promessa: exterminou metade da população universal para realizar um desejo semi-niilista de equilíbrio da sua amada. Contudo, não ocupa um posto acima porque nunca desejou realmente cumprir seus objetivos: sempre propiciou as chaves de suas próprias derrotas.
3º Lugar: Sinistro (Marvel)
O geneticista Nathaniel Essex é um manipulador. Com seus objetivos sempre “tensos e sombrios” (he!), enganou seu criador Apocalipse e vive para destruí-lo, sempre com o intuito de evoluir a espécie mutante para tornar-se, através de aprimoramentos genéticos, mais poderoso e imortal. Além disso, foi o responsável pelo Massacre de Mutantes que dizimou os Morlocks, a amputação das asas de Warren, o coma de Noturno, a intangibilidade permanente de Kitty Pryde e a paralisação de Colossus em sua forma blindada. Faz jus ao codinome.
2º Lugar: Magneto (Marvel)
Esse só tá em segundo lugar porque pra mim ele não é tão vilão assim. Ele quer defender sua espécie, não importam os meios. Já sofreu perseguição por ser cigano e ter que encarar um campo de concentração nazista. Depois perdeu a filha Anya devido à perseguição por ser imigrante. É de se esperar um certo destempero por parte dele, mas isso não justifica os meios empregados para atingir seus objetivos. E só por isso figura entre os vilões. Se meu poder mutante já tivesse se manifestado (droga de Dia M!), creio que não seguiria Xavier, e sim Magnus (ainda mais se a Rebecca Ronjim fosse a Mística!).
1º Lugar: Dr. Destino (Marvel)
Esse sim é um vilão. Governa com mão de ferro (sem trocadilhos!) a Latvéria, é tão ou mais inteligente que seu rival Reed Richards, já roubou a prancha do Surfista Prateado, a energia de Galactus, enganou o diabo para recuperar a alma de sua mãe, tomou o poder de Beyonder e conquistou toda a realidade de Heróis Renascem, além de nomear a filha de Sue e Reed. Esse é Victor von Doom, o maior dos vilões em minha opinião. E, para os que discordam, vou relembrar um pequeno fato: ele e Reed são dados como mortos; tempos depois, os dois são localizados. Reed ficou na pré-história, sem artefatos científicos. Já Victor ficou aprisionado em um aparelho que não permitia que tivesse sequer um pensamento coerente, pois seu captor tinha muito receio de que ele se libertasse e estragasse seus planos de dominação (que nem foram muito bem explicados na história…).
Menção Honrosa: Orochimaru (Naruto)
Nunca misturei comics com mangás, mas pelo Orochimaru (pronuncia-se Ô-rô-ti-ma-rú) eu vou abrir uma exceção. Ele é o vilão mais foda que já vi em animes e mangás.
Tem sempre um plano de contingência, é um dos ninjas mais fodásticos do mundo e não olha a fuça de quem vai precisar sacanear pra atingir seus objetivos. Vale figurar por aqui!
Os 10 mais Decepcionantes Vilões das HQs
10º Lugar: Apocalipse (Marvel)
Tá, o cara é o primeiro mutante, enfrentou Kang, o Conquistador e o derrotou, assumindo poder da nave Celestial que o viajante do tempo também tinha roubado, viveu mais de 5 mil anos e até hoje controla pouco mais de 8% da tecnologia que incorporou à sua armadura, perdeu a nave para o X-Factor (os X-Men originais, quando pensaram que seus sucessores tinham morrido durante A Queda dos Mutantes) e não realizou nada até hoje. Seus Cavaleiros, que já contaram com nomes de peso (mais uma vez, SEM TROCADILHOS!) como Anjo, Wolverine, Solaris, Polaris, Gambit e até mesmo o Hulk, sempre que quiseram se libertaram de seu condicionamento mental, voltando às antigas vidas. Pra mim, não passa de uma barata com armadura tecnológica… que não consegue controlar!
9º Lugar: Apocalypse (DC)
Desculpem a linguagem, mas essa merda não deveria nem mesmo ter sido criada. Já falei várias vezes sobre a idiotice do cúmulo do absurdo do sem noção evento “A Morte do Superman”. Um vilão saído sabe-se lá de onde cobre toda a Liga da Justiça de porrada (se bem que AQUILO LÁ não era a Liga nem a pau!) e se mostra um páreo duro para o Superman, que morre de tanto levar porrada… e depois volta sabe-se lá como. Vendo a merda que fizeram, os roteiristas decidem contar a origem do Apocalypse, e ferram ainda mais com a coisa toda. Pelo menos no desenho da Liga da Justiça criaram uma origem decente, muito melhor elaborada. Mas é uma grande decepção como vilão.
8º Lugar: Rei do Crime (Marvel)
Não passa de um “Rãs Al-Ghul dos pobres”. Comandava todo o crime da costa leste norte-americana e caiu em desgraça por ganância. Até seria justificável, mas não acredito que ele seria assim tão burro a ponto de arriscar tudo o que tinha associando-se à Hidra. Sempre se gabou de saber a identidade secreta do Demolidor, dizendo que poderia destruí-lo a qualquer hora, e nunca tomou uma atitude. Pra mim, depois de A Queda de Murdock, Wilson Fisk voltou a ser o vilão de Homem-Aranha que lutava dando barrigadas nos inimigos.
7º Lugar: Sinestro (DC)
Ele é a antítese dos maiores defensores do Universo DC, os Lanternas Verdes.
Possuía uma arma que era a única fraqueza de seu maior adversário: energia amarela.
E ainda assim nunca conseguiu sequer uma vitória sobre Hal Jordan (meu segundo personagem favorito da DC).
Me pergunto como alguém tão “especial” pôde um dia fazer parte da Tropa dos Lanternas Verdes.
6º Lugar: Carnificina (Marvel)
Fruto do clima de anos 90 nas histórias em quadrinho que levou a Marvel à beira da falência. Violência sem sentido e exagerada, o Carnificina é a mistura de um “filhote” do Venom com um serial killer, Cletus Cassady, e nunca foi grande coisa pra mim. A minissérie Carnificina Total, que inspirou até um game pra Super NES, foi uma das maiores besteiras que li relacionadas ao Aranha, perdendo apenas para a Saga do Clone e a terrível Um Novo Dia. Foi um personagem tão ruim e mal aproveitado que simplesmente desapareceu, “voltando às origens” se reintegrando ao simbionte de Venom. O hospedeiro foi assassinado, obviamente!
5º Lugar: Hyperstorm (Marvel)
Esse aí é o tal que aprisionou Reed Richards e Victor von Doom. Filho de Rachel Summers, a segunda Fênix e filha de Ciclope e Jean em um futuro alternativo, com o Franklin Richards daquela mesma dimensão, ele possuía o poder de alterar a realidade do pai e as também capacidades quase ilimitadas da mãe. Desapareceu como surgiu: do nada. Foi banido para uma realidade onde só existia Galactus, aprisionado pelo Senhor Fantástico, e passou a acontecer o seguinte: Galactus tinha fome infinita, e iria absorver os poderes de Hyperstorm, que possuía poder infinito. Nunca engoli essa história de um personagem que tinha tudo pra ser o maior e mais poderoso vilão da Marvel.
4º Lugar: Bane (DC)
O cara chegou sendo o maioral, querendo simplesmente tomar o poder do submundo de Gotham. Demonstrando grande inteligência, consegue levar Batman, o maior defensor da cidade, à exaustão. Arquiteta a queda do Morcego, descobre a verdadeira identidade do adversário e quebra a coluna de Bruce Wayne. Depois disso, é derrotado por Azrael, vira capanga de Rhãs Al-Gul e nem de longe é o desgramado que surgiu como bam-bam-bam. Hoje, não passa de um clone mal feito do Hulk, apenas digno daquela “maravilhosa” adaptação em Batman & Robin de Joel Schummacher.
3º Lugar: Mikhail Rasputin (A Era do Apocalipse) (Marvel)
Ele era o Quarto Cavaleiro de Apocalipse na realidade obliterada pelo assassinato do Professor Charles Xavier. Uniu quase toda a cúpula da resistência humana em uma reunião (estavam presentes Gwen Stacy, Tony Stark, Clint Barton, Donald Blake, Sue Storm, Bem Grimm e Matt Murdock, entre outros) e foi morto num mano-a-mano com Blake, um reles humano. Eu esperei muito pelo aparecimento dos heróis para combatê-lo, mas foi anti-clímax como ocorreu sua derrota. Na segunda melhor trama mutante de todos os tempos, COM CERTEZA esse pequeno arco poderia ser desconsiderado. Anti-clímax.
2º Lugar: Mephisto (Marvel)
Já disse que todo diabo é burro (pelo menos nas HQs!). Ele deu poderes ao jovem Johnny Blaze transformando-o no Motoqueiro Fantasma (magistralmente interpretado nos cinemas pelo brilhante ator Nicholas Cage… BAZINGA! hehehehe!!!!), que se tornou seu maior inimigo, seguido apenas por seu filho, Coração Negro, que logo que foi criado já jurou destruí-lo e assumir o comando de suas operações (não conseguindo, e merecendo uma menção honrosa como Decepção nessa lista!). Para o anti-Cristo da Marvel, ele ainda tem que comer muito arroz com feijão pra bater de frente com qualquer deus do panteão da luz…
1º Lugar: Lex Luthor (DC)
Minha maior decepção, pois sempre esperei muito dele. Mas o negócio é o seguinte: Luthor cai na mesma questão do Rei do Crime: possui um intelecto nível 12 (comparável ao Batman e a Brainiac), e efetivamente nunca fez nada que prestasse contra seu maior adversário, o Superman. Já encarou toda a Liga da Justiça, mas realizações, mesmo, NADA! O legal foi ver uma mente TÃO brilhante não pesquisar sobre exposição prolongada à kriptonita, utilizar um anel com essa pedrinha verde durante muito tempo só pra deixar o Super longe dele e contrair um câncer devido à radiação de seu ornamento… Jura?
Fonte: nerdrops
texto:Victor Rodrigues
Comentários