De acordo com um recente estudo de mercado realizado pela DFC Intelligence, a Sony, e em concreto o seu PlayStation 3, foram salvos pelo sucesso da Nintendo com o Wii.
No relatório intitulado de “Será a vez do PlayStation 3 brilhar?” o grupo afirma que o tremendo sucesso da Nintendo com o seu console doméstico na presente geração impediu um crescimento maior da Microsoft com o seu Xbox 360, o que, segundo indicam a Nintendo fez um favor à Sony ao reter e entorpecer o sucesso do console da Microsoft.
“Embora a estratégia da Sony fosse esmagar a Microsoft, e ignorar o que consideravam uma Nintendo fora da competição, os consumidores tinham uma ideia diferente,” afirma o relatório.
O Wii ultrapassou considerávelmente em vendas os seus concorrentes, enquanto que “na América do Norte, o PlayStation 3 foi largamente ultrapassada pelo Xbox 360. Até mesmo na Europa, um mercado normalmente dominado pela Sony, o Xbox 360 conseguiu ultrapassar ligeiramente o PlayStation 3. Nos últimos anos, a própria existência da Sony no negócio dos jogos pareceu estar em perigo.”
“O principal perigo que a Sony podia encontrar era a possibilidade do Xbox 360 ser a escolhido como o sistema de massas. No entanto os consumidores preferiram escolher o Wii.” Isso não impediu que “o Xbox 360 tivesse vendas sólidas, mas não as suficientes para tornar a Microsoft a líder do mercado. Em muitos sentidos a Sony salvou-se graças ao sucesso do Wii.”
Comentários