Numa entrevista concedida ao site Gamasutra, Tim Sweeney, fundador da Epic Games, não teve qualquer problema em definir qual é o seu maior concorrente no mercado de engine gráficos, onde a Epic Games tem conseguido ter grande sucesso na atual geração com o seu Unreal Engine 3.
Sweeney disse claramente que, “Nos dias de hoje a nossa maior concorrente é a Crytek. Porque Crysis faz algumas coisas nos PCs de alta performace que nós não fazemos. Ainda assim, é uma questão complexa, porque nós podíamos fazer muito mais do que aquilo que fazemos atualmente se nos concentrássemos em suportar duas placas gráficas de alta performace conectadas em paralelo, que tem uma 10 vezes mais potência do que qualquer console atual.”
“O problema é que esse mercado representa apenas 2% de todo o mercado de jogos da nova geração – PS3, X box360 e o PC. Isso é uma decisão de negócio difícil: se escolhermos seguir pelo caminho que a Crytek tomou, podemos ganhar em certas áreas nos gráficos, mas sacrificariamos um grande mercado.”
Vamos ver como irá evoluir este mercado que brevemente vai receber dois novos engine gráficos que prometem surpreender, de um lado temos a id Software com o seu idTech 5 e do outro a Crytek com o seu CryEngine 3, e que irão seguir os mesmos passos da Epic ao trazerem estes dois novos engines para o mercado multiplataforma.
Comentários