FamiClone é todo aquele NES (ou Famicon) que foi lançado sem a devida licença da Nintendo.
FamiClones são dispositivos de hardware projetados para replicar o funcionamento do NES. Centenas de clones foram disponibilizados desde a epoca de ouro do NES nos anos 80s. A tecnologia empregada em tais clones tem evoluído ao longo dos anos: enquanto os primeiros clones apresentou uma placa de circuito impresso (CI), as mais recentes (pós-1996) têm utilizado um único chip, com um ASIC personalizado que simula a funcionalidade do hardware original, e muitas vezes inclui um ou mais jogos na memoria.
A maioria dos dispositivos são originários de nações asiáticas, especialmente a China e Taiwan e, em menor grau, a Coreia do Sul.
FamiClones no Brasil
Desde 1989, consoles compativeis com o NES e o Famicom foram fabricados e lançado no Brasil por empresas locais, que também forneceu garantia e vendeu jogos Nintendo.
O primeiro sistema, em 1989, foi o Dynavision da Dynacom, que era de 60 pinos (padrão japonês). Em 1990, o Top Game, fabricado pela CCE, foi lançado com a novidade de possuir um duplo slot de cartucho, permitindo que os jogos em 72 pinos (formato americano), e 60 pinos (formato japonês) fossem usados sem adaptador. O BitSystem, também utilizando o formato americano, foi fabricado pela empresa Dismac (fechada).
O Phantom System foi lançado 1991 pela Gradiente, e foi o mais popular Famiclone brasileiro (tinha controles que eram clones do Mega Drive) e vinha com o jogo dos Caça Fantasmas ou Predador.
Em 1993, a Nintendo chega no Brasil e lança o NES. Fabricado pela Playtronic, uma joint venture entre a empresa de brinquedos Estrela e de eletronicos Gradiente, que veio a lançar também o SuperNes anos mais tarde.
Os FamiClones continuam a sua longa vida em todo mundo, agora eles se parecem com PS2 e até X Box.
Fonte e matéria completa: Wikipédia
Visite também: Snes Central
8 comentários
Pular para o formulário de comentário
Eu tinha o Phantom System. Você sabia que o primeiro Street Fighter, o primeeeeeiro mesmo, teve uma versão desenvolvida para ele? Cheguei a (pedir para a minha mãe) comprar, mas se a memória não falha, não curti muito…o Hadouken do Ryu parecia jogo em flash rodando em pc lento -> trajetória e evolução frame por frame – ZUADO!
Isso não existe…… Mentira cara!
O Street Fighter um só teve versão para TurboGrafx 16!!!
EU NÂO ACREDITO QUE NÃO JOGUEI ISSSO!!!!!!
Teve sim…na verdade é o mesmo jogo. É que oPhantom usava um hardware que poderia ser considerado uma “versão genérica”, apesar da Gradiente vender o peixe como o “Famicon do Brasil”.
Foda que naquela época não tinha Youtube pra postagem de filmes…
Droga. Algumas coisas demoraram para ser criadas.
Não entendi!!!
Caraca Cavves, eu to usando essa mesma foto do Rorschach no msn.
O filme ta chegando ai já viu. Todo mundo é watchmen desde criança.