Em 10 de dezembro de 1993, a id Software apresenta ao mundo um título que iria mudar a cara dos jogos tal como a conheciamos. Hoje marca o décimo quinto aniversário do revolucionário FPS, Doom.
Criado pelas lendas John Carmack, John Romero, e uma série de outras pessoas, algumas que não eram chamados de John “Alguma coisa” 😉 , Doom é creditado como o pioneiro em jogos de rede multiplayer, gráficos 3D, e a capacidade dos jogadores de criar e compartilhar suas próprias expansões (MODS). Estima-se que tenha sido baixada por mais de 10 milhões de jogadores ao longo dos primeiros dois anos de lançamento, abrangendo 16 ports para plataformas PC e 11 consoles.
Tem sido uma estrada rochosa, com toda a controvérsia sobre o título, da imaginação e da violência satânistas, e uma das piores adaptações de jogos para filme (te odeio Uwe Boll!), quinze anos e várias sequelas mais tarde, Doom ainda permanece uma das mais importantes franquias na história dos video games.
E se você não tem um emulador de qualquer video game (Super Nes, Mega Driver ou Nintendo 64) com a Rom de Doom tente a sorte coma versão em Flash (aqui).
O certo é que estaremos aqui para mais 15 anos de inferno em Marte!
Veja também: Os 10 melhores jogos FPS de todos os tempos e Incidentes Bizarros em Games
Fonte: id Software
Comentários